GASTON BACHELARD: A DIMENSÃO POÉTICA NA LITERATURA E NO CONHECIMENTO - COM GLÓRIA KIRINUS

CURITIBA | PR

MÓDULO 2

EM BREVE

Investimento

À vista R$385,00

ou

1 + 3 de R$96,25

SOLICITE SUA MATRÍCULA

PROPOSTA PEDAGÓGICA
CURSO DE EXTENSÃO 

Breve Apresentação

O universo da leitura literária, campo vasto de imagens, merece a companhia de quem aprofundou estudos em torno do símbolo que congrega um saber trans-temporal e transcendental. Neste sentido, conhecer e estudar a obra de Bachelard significa também sustentar uma Teoria Literária que propõe a conciliação entre real e imaginário a cada metáfora cometida, a cada livro pesquisado. A consciência deste domínio, deste movimento, entre um e outro espaço, ganha fonte investigativa e reflexiva na cosmicidade de um poema ou no privilégio de um devaneio. O Educador e o criador, que se propõe a estudar Bachelard, ganha uma consciência dos movimentos propostos pelas imagens, o que permite aos escritores adensar no próprio processo criativo e aos educadores compreender o aprendizado na complexidade e simplicidade do saber de uma imagem inusitada. O que precisamos para compreender o filósofo poeta? Basta sintonizar na onda “anima”, sem resistências racionalistas.


Objetivo Geral 
Possibilitar a aplicação da frase bachelardiana “Nada é rígido para quem, alternadamente, pensa e sonha” à vida acadêmica e a uma didática da invenção.

 

Objetivos Específicos

- Promover a percepção do conhecimento como saber provisório.

- Considerar o movimento do tempo e espaço no saber científico.

- Provocar a percepção poética do mundo, enlaçada à percepção racional.

- Oferecer leituras que instiguem a pesquisa no campo do imaginário e na obra de Gaston Bachelard.

Ementa

Apresentação do filósofo poeta Gaston Bachelard. Princípios gerais da imaginação poética nos quatro elementos: ar, terra, fogo, água. Relação da Literatura com as diferentes cosmologias poéticas de Bachelard. O devaneio laborioso. A terra e os devaneios do repouso. Princípios de vitalidade poética em Gaston Bachelard.

Sobre a ministrante

Glória Kirinus: Pós-doutora (Sorbonne - Paris). Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Mestre em Literatura Brasileira (PUCRJ). Especialização em Literatura Brasileira (UFPR). Graduação em Letras português-espanhol (UFPR). Graduação em Turismo (ENT) Lima – Peru. Possui experiência na área de Letras e na área de Educação, com ênfase em Literatura brasileira e hispano-americana. Atua na área do imaginário, poesia, leitura, expressão escrita, escola, criança e formação de professores. É tradutora literária. Criadora e ministrante do curso itinerante LAVRA-PALAVRA. Autora de livros bilíngues de Literatura Infantil e Juvenil e Livros Teóricos.

PRÓXIMAS TURMAS

institutodommiguel@gmail.com

Telefone: 55 (41) 3205-4346

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now