Venha sonhar com a gente!

SOBRE NÓS

Instituto de Educação, Arte e Cultura Dom Miguel

O Instituto Dom Miguel valoriza o protagonismo social e a democratização ao acesso à educação, arte e cultura.

Os programas e projetos ofertados são desenvolvidos com excelência, com o propósito de fortalecer talentos em múltiplas linguagens culturais, artísticas e educacionais.

Nossos parceiros são destaques em suas áreas de atuação, com reconhecidas produções artísticas e conceitos atuais.

Nos dedicamos a empreender através do ensino sensível e fundamentado.

Um pouco da nossa História

 

Projeto Cotidiano leitor

O Projeto Cotidiano Leitor foi desenvolvido para impulsionar o livro, a leitura e a literatura na rotina em 7 cidades do Paraná. Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José dos Pinhais e Pinhais. cidades. Parceria entre Estado do Paraná, Audi do Brasil, prefeituras e secretarias municipais com a produção Executiva do Instituto Dom Miguel. 

 

Curso de literatura - Manifestação Artística da Palavra

Reunimos os maiores escritores da atualidade, Marina Colasanti, Ricardo Azevedo, José Roberto Torero, Roger Mello, Heloísa Prieto e Luiz Henrique Pellanda para uma extraordinária  experiência através da literatura.

"Projeto Agentes de Leitura do Paraná"

O Instituto Dom Miguel executou um dos maiores projetos na área de Incentivo a leitura do Paraná. Um programa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado com o reinvestimento da Audi do Brasil. Inicialmente a previsão era atingir 25 mil pessoas. Foram beneficiadas mais de 37 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, que participaram de contações de histórias, roda de leitura, mediação de acervo e bibliotecas, encontro com escritores, entre outras atividades.

1ª Semana Internacional da Leitura.

Grande evento realizado pela Secretária de Cultura do Paraná com investimento da Audi do Brasil, e execução Dom Miguel. Recebemos a professora e formadora Cristine Razet, vinda diretamente de Paris/França, Inés Miret da Espanha, Marina Colasanti, Glória Kirinus, José Castilho, Juliano Tierno, Marta Moraes da Costa, além de outros grandes nomes. 

Circuito Cultural Dom Miguel

Reunimos um conjunto de ações culturais com o objetivo de fomentar a Leitura. Foram convidados seis artistas para dividir com o público seus conhecimentos sobre a arte de narrar histórias, a educação, o ensino da literatura e o incentivo à leitura. 

Estiveram presentes nessa edição: Celso Sisto, Celso Antunes, Glória Kirinus, Marina Colasanti, Kiara Terra e Francisco Gregório Filho.

Mais de 1.000 pessoas estiveram presentes nos eventos.

Sarau de Histórias

O Sarau Literário do Instituto Dom Miguel foi ofertado para pessoas interessadas pela arte de contar histórias e que ainda não atuam profissionalmente nessa área. ​Ele tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e descoberta para que narradores possam desenvolver processos criativos e aumentar seu repertório literário. ​Trata-se de uma atividade de formação, no modelo de workshop, acompanhada por artistas profissionais que irão orientar o processo criativo e contribuir na descoberta de novos contadores de histórias.

Publicação da Antologia de Crônicas TEXTOS SENTIDOS - Alunos da Oficina de escrita

No dia 15 de dezembro de 2018 foi o lançamento da obra TEXTOS SENTIDOS, onde os alunos do curso de escrita "Ler, Escrever e Editar" tiveram suas crônicas publicadas numa antologia organizada pelo Instituto Dom Miguel. Os alunos tiveram a orientação do texto com a escritora Glória Kirinus, ilustrações Rosângela Grafetti e edição da Editora Inverso, sobre supervisão da Cristina Jones.

 

 

institutodommiguel@gmail.com

Telefone: 55 (41) 9 9280-3797